Provérbios 25:11

A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima da prata.

Idolatrando falsos deuses

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1 Coríntios 10:14

O primeiro mandamento de Deus: Não adorarás outros deuses além de mim. A idolatria não é somente adorar outros deuses em si. A idolatria está presente em muitas ações do nosso cotidiano e muitas vezes não a identificamos.

A Bíblia cita bastante a avareza como forma de idolatria:

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:5

E o que significa ser uma pessoa avarenta? De acordo com o dicionário: s.f Apego excessivo às riquezas. Mesquinhez, sovinice.

Avarento é aquele que coloca seus bens materiais, suas riquezas, como prioridade. Coloca-os em primeiro lugar e seu objetivo de vida é mantê-los a qualquer custo. Ou, de uma forma mais resumida: faz do dinheiro um deus. Esta é uma forma de idolatria.

Existe também, e eu ousaria dizer que umas das formas mais comuns de idolatria, principalmente entre os jovens e adolescentes, os ídolos artísticos. A própria forma de classificá-los já é sugestivo: ídolos. Muitas vezes gostamos tanto de um cantor, de uma banda, um ator ou atriz, e até mesmo de uma música, que passamos a idolatrá-los. Tratamo-os como seres superiores e dotados de um dom fora do normal, e então acabamos vivendo por eles. Vivendo no sentido de nos ocuparmos com boa parte do nosso dia em busca de qualquer informação ou novidade a respeito do artista, nossos pensamentos se focam nele e existem aqueles que consideram como verdade e sábio qualquer comentário que este disser. É a idolatria, e Deus abomina.

A idolatria por pastores/pregadores. É muito sério. Existem aqueles que esquecem de separar a Palavra de Deus com quem a está propagando. Se admiram tanto com a Palavra, que interpretam como se o pregador que fosse o dono dela. O consideram um santo! Não cometam esse erro. A Palavra que está sendo pregada vem de DEUS! Quem está falando é somente um instrumento usado por Ele para sabermos a Sua vontade em relação a nossa vida. Quem está falando é um pecador, como todos nós.

A idolatria pelo nosso EU. Egocentrismo, egoísmo…. muitas vezes nos consideramos verdadeiros deuses. Tudo é pensando para o nosso bem, para a nossa satisfação, para a nossa diversão, eu, eu, eu. O universo girando ao nosso redor. Deus? Pra quê Deus? Sou muito capaz de resolver tudo sozinho! Tsc.. pobres criaturas. A questão é que não podemos NADA sozinhos. Somos meros seres humanos que destruímos o próprio planeta que Deus nos deu para morar. Somos guiados pelos nossos desejos, completamente manipulados por nossos próprios instintos. E mesmo assim no achamos superiores e capazes de comandar tudo? Fuja da idolatria do próprio EU. Você é criatura, e não criador. Você não criou absolutamente nada nesse mundo, e não é um santo. Não merece glórias ou adoração alguma.

Existe também a idolatria por comida, por bebidas, e até mesmo, podemos idolatrar algum bem material, como o computador! A idolatria, segundo o dicionário, pode ser interpretado como um amor exagerado, extremo. Muitos de nós passamos horas e quase o dia todo em frente ao computador, ou a televisão. Tornamos esses bens como indispensáveis na nossa vida e cotidiano. E cuidado com isso! Se é indispensável, faremos qualquer coisa para manter conosco. Qualquer coisa. E então, eis a idolatria.

Somente Deus deve ser indispensável na nossa vida. Tudo que se refere a ELE, e somente a ELE, deve ser indispensável. Ele é tudo o que precisamos para viver, para termos paz e felicidade. Não precisamos de artistas, músicas, pastores, ou qualquer bem material para sabermos o que é verdade ou o que devemos fazer e como agir. Somente DEUS tem esse conhecimento. Somente DEUS é a verdade. Foi o Seu Filho, que é um só com Deus, que venceu esse mundo, e não todas essas coisas que acabamos idolatrando. Elas somente fazem parte do mundo vencido. E pra que adorar algo que não tem nenhum poder? Algo que foi derrotado, vencido, provado que não possui força e crédito algum. DEUS é o vencedor. E somente ELE merece nossa adoração e toda a glória. 

O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Salmos 95:6

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3

Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu. Oséias 13:4


  • 10 February 2011